Quantos e-mails você deixou de responder hoje?

March 22, 2017

 

A tecnologia nos ajudou a sermos cada vez mais multitarefas. Na frente do computador, abrimos várias abas, preparamos relatórios, fazemos planejamentos, intercalando tudo isso com aquela espiada nas redes sociais. Ganhamos tempo e eficiência. Podemos checar informações em tempo real sem ter de ir ao arquivo e folhear pilhas de papel. E o contato com as pessoas, como anda?

Percebo que cada vez mais as pessoas se enrolam nas multitarefas e deixam de responder e-mails. Claro, recebemos um monte de correspondência eletrônica sem a menor importância. Estou falando do que realmente importa. Quando alguém nos escreve tem a expectativa de uma resposta. E nós simplesmente perdemos o hábito de responder. Quantas vezes você pediu algo por e-mail, recebeu a resposta e não deu um retorno mais retorno?

Sim, estamos cada vez mais enrolados com o trabalho. Mas é preciso organizar-se para dar conta da rotina, inclusive das correspondências. Pense que isso faz parte do que os especialistas em carreira chamam em cultivar o networking. Hoje alguém escreve precisando de algo. Amanhã pode ser você. Eu iria além. Escrever de volta é educado.

Sempre que recebia uma consulta sobre vagas, inclusive para estágio, procurava responder no mesmo dia, mesmo que a resposta fosse negativa. Me colocava no lugar de quem escreveu, sabia que alguém do outro lado tinha uma expectativa. Claro que não conseguia dar conta de toda a correspondência, mas procurava definir prioridades.

Hoje, como freelancer, vejo que as pessoas estão lidando muito mal com o tempo e seus e-mails. Por isso, simplesmente ignoram o contato. Claro que há exceções. Tenho um amigo e ex-chefe que até hoje mantém o hábito de telefonar para assuntos mais importantes. Dessa forma, ele poupa e-mails e mais e-mails ao resolver um assunto em cinco minutos de conversa. Do meu lado, acho a atitude gentil e prática.

Há quem tire os minutos no fim do expediente para colocar os e-mails em dia. Outros preferem responder na mesma hora para não ver aquele acúmulo de "não lidos" na caixa de entrada. A melhor forma de ter a correspondência em dia você escolhe. Mas não deixe de dar um retorno. Olhe para a tela e pense que poderia ser você à espera de uma resposta, mesmo que seja um não.

 

 

 

Please reload

Direitos Reservados

Guia Indicador - Dez Anos