9 atitudes que você precisa adotar para evitar infecção urinária

February 23, 2017

 

Alerta: a agenda apertada pode abrir espaço para a infecção urinária, doença que provoca dor, ardência, urgência de ir ao banheiro e que ainda é capaz de estragar seus dias de praia. Confira o check-list do que você precisa fazer para se prevenir:

1. Ir ao banheiro de preferência a cada três horas, umas seis ou oito vezes por dia: três de manhã, três à tarde e duas à noite, antes de dormir.

2. Sempre ter relações sexuais com a região genital lubrificada. Traumas e fissuras íntimas viram porta de entrada para bactérias.

3. Recusar o sexo vaginal após a penetração anal, a não ser que vocês troquem camisinha, lavem as mãos e coloquem um preservativo novo.

4. Incentivar o moço a usar camisinha sem espermicida, substância que mata as bactérias benéficas e essenciais para o equilíbrio da flora íntima.

5. Não ter relações sexuais de bexiga cheia e fazer xixi assim que terminar. Não precisa sair correndo da cama, mas não deixe passar muito tempo.

Veja também: Infecção urinária: identifique as causas e saiba como se prevenir

6. Quando fizer xixi, use só papel. O emprego exagerado da ducha higiênica altera o pH local e desequilibra a flora. Se evacuar, aí sim, lave com água e sabonete íntimo, com movimentos da frente para trás.

7. Preferir tampão ao absorvente, pois ele deixa a saída da uretra livre e seca. Lembre-se de trocá-lo a cada quatro horas.

8. Aumentar a força muscular e fortalecer o esqueleto com exercício regular. Melhora a imunidade e a defesa contra os invasores.

9. Usar lingerie de algodão e roupas leves e confortáveis para que as partes baixas fiquem arejadas. Aliás, dormir sem calcinha no verão ajuda a conter a proliferação bacteriana. Já o biquíni molhado é um problemão.

 

Please reload

Direitos Reservados

Guia Indicador - Dez Anos