5 fatos da tecnologia que completam 20 anos em 2018

February 15, 2018

 

 

Se 20 anos é tempo mais do que suficiente para que possamos fazer uma mudança completa em nossas vidas, o que dizer então de fatos da tecnologia que completam 20 anos em 2018? A ritmo de evolução acelerado mantido pelas grandes fabricantes faz com que seja o mundo de vinte anos atrás parece irreconhecível nos dias de hoje.

 

O final da década de 90 foi de muita efervescência tecnológica. Criação de grandes empresas, consolidação de sistemas operacionais consagrados e disputas acirradas pelo mercado marcaram época e ajudaram a moldar a história como conhecemos hoje. Nesse artigo, listamos cinco fatos do mundo da tecnologia que completam 20 anos em 2018.

® GIPHY

 

1. Criação do Google

 

Você consegue imaginar a sua vida sem os serviços do Google hoje em dia? Pois em 1998 a empresa começava a dar os seus primeiros passos no mundo digital, ainda como um “simples buscador” procurando o seu espaço no mercado. Foi no dia 4 de setembro de 1998 que Larry Page e Sergey Brin fundaram a empresa, dando início às atividades do buscador.

 

® Google

 

De lá para cá os serviços não pararam de crescer. O Google se tornou rapidamente o maior e mais eficiente buscador do mercado e desbancou os concorrentes. O sucesso fez com que a Google passasse a diversificar a sua atuação, criando outros produtos. Hoje, a companhia é uma das maiores não apenas no segmento de tecnologia, mas de todo o mundo.

 

2. Lançamento do Windows 98

 

Melhorar o que já tinha sido considerada uma verdadeira revolução. Assim era a missão do Windows 98, sistema operacional da Microsoft que sucedeu o Windows 95. Ele foi disponibilizado para os consumidores no dia 25 de junho 1998 e rapidamente conquistou o público: há quem tenha saudades até hoje da estabilidade do sistema.

 

                 ® Microsoft

 

Entre as novidades, os principais destaques eram a possibilidade de navegar em pastas dentro da mesma janela, suporte a mais periféricos (como DVDs e pendrives USB). Apesar de quase duas décadas de vida, o suporte para o sistema operacional foi descontinuado em julho de 2006, depois de oito anos.

 

3. Internet Explorer se torna o navegador mais usado do mundo

 

A guerra dos navegadores estava começando a esquentar em 1998. Quem viveu aquela época da internet certamente teve a oportunidade de usar o Netscape Navigator para acessar as primeiras páginas da web. Ele era, até então, o browser mais popular do mercado, mas desde o lançamento do Windows 95 a Microsoft começava a incomodar.

 

® Microsoft

 

Foi em setembro de 1998 que o Internet Explorer ultrapassou pela primeira vez na história o seu maior concorrente até então, segundo os dados do IDC (International Data Corporation). O reinado da Microsoft na liderança dos browsers duraria pelo menos mais 14 anos, até que o produto da empresa fosse ultrapassado pelo Google Chrome.

 

4. Criação da Mozilla Foundation

 

Se a briga pelo mercado dos navegadores estava apenas começando a esquentar, nada melhor do que a entrada de um novo competidor no ringue. Em 1998, um ex-funcionário da Netscape decidiu abrir a Fundação Mozilla, que anos depois desenvolveria o navegador Mozilla Firefox.

 

 

                                               ® Mozilla 

 

Trazendo muitas inovações, o browser foi conquistando aos poucos o mercado e chegou a ser o segundo colocado, brigando de igual para igual com o Internet Explorer. A entrada do Google Chrome no cenário deixou as coisas mais difíceis para ele e por volta de 2012 ele começou a perder força. No entanto, ainda hoje o Mozilla Firefox ainda é o preferido de muita gente.

 

5. PayPal

 

Fazer pagamentos online é algo normal e corriqueiro nos dias de hoje, mas em 1998 ter essa possibilidade em mãos era considerado algo incrível. Foi nesse ano que um grupo de amigos se reuniu para fundar uma companhia de “pagamentos digitais”, ainda com o nome de Confinity.

 

    ® PayPal

 

Dois anos depois, um outro empresário de peso decidiu se juntar ao grupo. Na época ele ainda era um desconhecido, mas certamente você já ouviu falar dele: Elon Musk. O atual fundador da Tesla e da SpaceX era dono da X.com, uma pequena companhia bancária que viria a integrar o portfólio de uma empresa chamada PayPal.

 

Fonte(s): Computer Hope

Matéria: Tecnologia Positivo

#LendoeRepassando: 

Leitura: MSN

 

Please reload

Direitos Reservados

Guia Indicador - Dez Anos