Dores Lombares são Hérnias de Disco na Região?


Boa parte da população sente, já sentiu ou sentirá dores na região lombar de sua coluna vertebral no entanto, embora hajam testes a serem realizados para posterior encaminhamento ao médico ortopedista ou fisioterapeuta para o pedido de imagens, e tratamentos podemos dizer que em sua grande maioria não provém de hérnias de disco (as quais muitas vezes sequer a pessoa acometida sinta dores ou até mesmo desconfie possuir hérnias), nota-se ainda que no caso de hérnias não extrusas, pode ocorrer o seu retrocesso de 3 a 18 meses se tratado por um bom fisioterapeuta.


As dores também podem ser provenientes, como na maioria dos casos atendidos, onde o grande causador têm sido a Síndrome Miofascial: A qual trata-se de uma disfunção muscular localizada que pode acometer um único músculo ou um determinado grupo muscular. São encontrados os "pontos-gatilho" como são chamados os ,locais hipersensíveis e que, quando estimulados, causam além de dor intensa, também fenômenos autonômicos como palidez da pele, sudorese e náuseas.


Ocorrem por hiperatividade e sobrecarga mecânica dos músculos envolvidos, tanto por excesso em exercícios e sobre carga no trabalho, mas também a inatividade. Já o fator emocional está presente na esmagadora maioria dos casos. Perfis psicológicos depressivos e ansiosos são os mais frequentes.


O trabalho como terapeuta consiste na realização de artifícios manuais para auxiliar no combate a essas dores, através da liberação miofascial da região a qual consiste em práticas manuais e não invasivas, na utilização de equipamentos como o pente de Gua Sha, ventosas, entre outras, bem como a transmissão de exercícios que visam levar o cliente a reduzir seus episódios de dores. Boa parte dos casos são resolvidos nas sessões terapêuticas, mesmo assim é aconselhado a busca por um profissional médico para que as investigações possam ser aprofundadas.

Quem explica é o Terapeuta Rogério Pelegrino o qual possui conhecimentos em Biologia, Quiropraxia, Liberação Miofascial e Ventosaterpia.




Quem desejar contatar o Terapeuta poderá faze-lo através do Instagram: bioquiroterapais ou no facebook: Bio Quiro Terapias, onde será possível conhecer um pouco de cada técnica.



Direitos Reservados

Guia Indicador - Dez Anos