Redes Sociais

 Espaço Social Virtual

 

É uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns. permitindo o compartilhamento de informações entre pessoas e/ou empresas.

 

Seu Surgimento

 

Na década de 90 com a origem da Internet, a conexão entre as pessoas fica mais fácil e com o aprimoramento desta tecnologia da informação, surgem as Redes Sociais.

A primeira rede social surgiu em 1995 nos Estados Unidos e Canadá, chamada Classmates, com o objetivo de conectar estudantes da faculdade.

 

Para que Foram Criadas?

 

O ClassMates (colegas, em inglês) é considerado a primeira rede social. Foi criado em 1995 pelo norte-americano Randy Conrads para reunir amigos da escola e faculdade. O serviço era pago, mas fez muito sucesso na época entre usuários dos Estados Unidos e Canadá

 

Finalidade das Redes Sociais 

 

As redes sociais costumam reunir uma motivação comum, porém podem se manifestar de diferentes formas. As principais são: Redes comunitárias: estabelecidas em bairros ou cidades, em geral tendo a finalidade de reunir os interesses comuns dos habitantes, melhorar a situação do local ou prover outros benefícios.

 

As 12 maiores redes sociais do mundo (2019)

  1. Facebook - 2,234 bilhões. O Facebook é o grande rei das redes sociais, com mais de 2 bilhões de utilizadores ativos.

  2. YouTube - 1,9 bilhões. ...

  3. WhatsApp - 1,5 bilhões. ...

  4. Facebook Messenger - 1,3 bilhões. ...

  5. WeChat - 1,058 bilhões. ...

  6. Instagram - 1 bilhão. ...

  7. QQ - 803 milhões. ...

  8. QZone - 548 milhões. ...

As "ferramentas de mídias sociais" são sistemas projetados para possibilitar a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos, também possibilitam os especialistas de marketing usar para dar autoridade as marcas das empresas, todas as plataformas de mídia social são uma oportunidade de se conectar com seu público-alvo.

 

Diferença de Rede Social e Mídias Sociais

 

Redes Sociais: Se partirmos da definição de Rede Social (conforme Wikipédia) que diz que: “Rede Social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos em comum.”

 

Mídias Sociais: Um amplo aspecto de tópicos, com diversas conotações. No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades, sempre formados e alimentados pelos usuários, como fóruns, blogs, sites de compartilhamento de vídeos e sites de relacionamentos. Mídia consiste no conjunto dos diversos meios de comunicação, com a finalidade de transmitir informações e conteúdos variados. O universo midiático abrange uma série de diferentes plataformas que agem como meios para disseminar as informações, como os jornais, revistas, a televisão, o rádio e a internet, por exemplo.

O Perfil:

 

Elisabete Ramiro - Guia Indicador

 

Please reload

Direitos Reservados

Guia Indicador - Dez Anos