Cinco alimentos para incluir na rotina e chegar bem aos 60


© Shutterstock Cinco alimentos para incluir na rotina e chegar bem aos 60

Melhorar a alimentação é a forma mais correta de conseguir qualidade de vida. Afinal, os alimentos são as fontes de tudo que o organismo necessita para manter em dia o funcionamento de todas as suas atividades. Por isso, é importante conhecer o que está colocando no prato, os benefícios, a melhor forma de preparar para não perder nenhum nutriente e principalmente as propriedades que os alimentos possuem, pois isso vai te ajudar definir o que é melhor para você. Portanto, para te auxiliar nessa tarefa, veja os benefícios de 5 alimentos que devem fazer parte do seu cardápio.


© Getty Images


1. Brócolis: Rico em ferro, ácido fólico, vitaminas A e C, também é uma importante fonte de cálcio, um nutriente essencial para os idosos, podendo prevenir alterações celulares que podem se tornar cancerígenas. Comer brócolis regularmente também melhora o sistema imune, alivia a prisão de ventre e é bom para quem tem problemas cardiovasculares ou inflamatórios como artrite ou tendinite, por exemplo.


© iStock

2. Gengibre: pode ser consumido em forma de chá ou como aditivo de sucos detox. Essa raiz possui efeitos terapêuticos. Dentre as propriedades medicinais estão a melhora da náusea, enjoos e vertigem. Também é um poderoso anti-inflamatório, sendo indicado em dores articulares e artrite e é um excelente estimulante do sistema imunológico, no combate a gripes e resfriados


© iStock

3. Peixe: No que se refere às vitaminas, possuem altas concentrações das lipossolúveis, como a vitamina A. “São ricos em aminoácidos essenciais, substâncias não produzidas pelo nosso organismo”, conta a nutricionista Paula Galardo. Sem falar que são fonte de vitaminas hidrossolúveis, a exemplo da niacina - necessária para a liberação de energia - e do ácido pantotênico - essencial no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.



© iStock

4. Linhaça: Sua grande quantidade de fibras, ajuda no bom funcionamento do intestino. “Por ter a presença de lignanas em sua composição, as fibras formam um gel quando consumidas, aumentando a saciedade”, explica a nutricionista Talita da Mata. Suas propriedades são ideais para as mulheres que sofrem com os efeitos da menopausa e com a tensão pré-menstrual.



© iStock

5. Couve: Ela é muito rica em vitaminas, minerais e fibras, o que faz da couve um alimento completo! Mas o seu grande trunfo ainda é a sua alta quantidade de cálcio, capaz de proteger a saúde óssea assim como o leite. O suco de couve é considerado uma bebida completa. Já que traz todos os benefícios do alimento em um único copo, cheio de praticidade. Aposte nessa ideia!


Texto: Denis Eric/Colaborador | Consultoria: Paula Galardo; Talita da Mata; Márcia Dal Medico (nutricionistas)


#LendoRepassando : Matéria AltoAstral ( MSN / Estilo de Vida)



Direitos Reservados

Guia Indicador - Dez Anos