A ESCOLHA PROFISSIONAL

November 6, 2017

 

Pedagogia? Enfermagem? Direito? Biologia? Jornalismo? Medicina? Qual destas profissões é a melhor pra mim? Qual delas dá mais dinheiro? E se eu escolher errado?

Estas são algumas das indagações – repleta de aflições- dos adolescentes quando se deparam com a necessidade de fazer uma escolha profissional. É visível o despreparo e desconhecimento deles quanto às profissões e o mercado de trabalho. 
Soma-se a este quadro a pressão exercida de uma sociedade globalizada que determina respostas rápidas.

A escolha de uma profissão coincide com um período da vida do indivíduo de transição, marcado por intensas crises e mudanças que é a adolescência. Assim, ao pensar na escolha, e consequentemente no vestibular, a maioria dos jovens demonstra sentimentos que vão desde uma simples preocupação até intensa ansiedade e pavor.

Isso porque o processo de decisão profissional não é exclusivamente do adolescente. Ao contrário, afeta todos ao redor. Desafia cada membro da família a pensar alternativas, buscar seus próprios sonhos, tentar resgatar aquele desejo de realizar algo que não foi possível até então. Desde o clássico exemplo de pais sedentos por realizar seus anseios através do filho até o envolvimento de avós, tios, irmãos, primos e amigos de convivência próxima à família. […] Diante da escolha profissional, a “ex-criança” dá um passo marcante para a sua própria independência.

SEGUE ABAIXO 4 DICAS IMPORTANTES PARA A ESCOLHA PROFISSIONAL.

A identificação com a profissão é reconhecidamente um fator relevante para o sucesso de um profissional”, “Por isso, a escolha de um curso superior precisa levar em conta habilidades, gostos e aptidões dos jovens e não só indicadores favoráveis de mercado”, Para que o aluno escolha conscientemente e não seja escolhido, a orientadora pedagógica Leda Yara Mello de Moraes do Colégio Doze de Outubro, de São Paulo dá quatro dicas:

1 – Envolver os pais

“É importante começar a conversa sobre orientação profissional e escolha de carreira dos filhos pelos pais. Eles são referências importantes e, como tal, precisam entender o valor do respeito e do estímulo às escolhas, o saber participar e ouvir”. Um importante desafio para os pais nessa fase de vida dos filhos é compreender e aceitar que são eles que precisam fazer suas escolhas, e não os pais. Há, ainda, a necessidade de atualização para que os pais possam dar um bom apoio: “Hoje o mercado de trabalho é muito mais amplo e complexo do que para as gerações anteriores. É importante não discriminar carreiras”, ressalta.

2– Visitar a faculdade

A orientadora recomenda checar as notas do ENADE que classificam o desempenho dos alunos em cada curso e, se possível, visitá-las antes de escolher a instituição de nível superior. “É preciso conhecer bem a instituição antes de escolher”, sintetiza.

3 - Falar com quem já se formou

“Como o curso superior é uma ponte para a futura vida profissional, é importante ouvir quem já a cruzou”, explica Leda. “Pois essa pessoa poderá colocar todas as informações sobre a instituição de ensino visada em uma nova perspectiva”, acrescenta.

4 – Buscar apoio especializado

“Esta é uma das mais ricas fases de autoconhecimento na vida de uma pessoa e não pode ser desperdiçada”, explica Leda. Por isso, sessões com um psicólogo especialista na área pode identificar capacidades e possibilidades de cada um, este profissional deve explorar as habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho”, completa.

A Orientação Vocacional é realizada na média em 5 encontros com a duração de 50 min. cada encontro. Utiliza-se de algumas técnicas que objetivam buscar o conhecimento acerca das características pessoais, familiares e sociais da pessoa a fim de que se indague sobre as motivações para realizar determinada escolha profissional, com o objetivo de chegar a uma decisão autônoma.

 

REFERÊNCIAS:

https://pedagogiaaopedaletra.com/escolha-profissional/

http://g1.globo.com/…/ser-ou-nao-ser-escolha-da-profissao-n…

https://pausapararefletir.wordpress.com/…/o-desafio-da-esc…/

https://www.catho.com.br/…/4-dicas-para-escolher-a-profissa…

 

 

 

 

Please reload

Direitos Reservados

Guia Indicador - Dez Anos