Onde e como divulgar a minha empresa, é a dúvida de muitos empreendedores.

Façamos uma pequena divisão, meios de comunicação de massa, e os meios alternativos (fôlder, revistas, jornais, banner, faixas), também meio de fidelização com brindes personalizados.

Comunicação de massa: Chegam à muita gente ao mesmo tempo (ex.: internet, tv, rádio).

Comunicação Alternativa: Tem um público reduzido, mas selecionado.

A Web é hoje um dos maiores meios de comunicação, o Brasil ocupa 5º lugar, com maior número de conexões à internet, nas regiões urbanas 44% da população estão conectados.

E com essa realidade, têm sido criados aplicativos (App), plataforma ou programas, oferecendo um novo formato de propaganda e publicidade que com o download no mobile, oferece acesso rápido a informações eletrônicas.

Saliento que antes de anunciar, e em qual meio, é preciso saber onde está efetivamente o público-alvo de sua empresa. Para pequenos negócios são os meios alternativos que tem uma grande vantagem sobre a comunicação de massa, está em contato direto com o público na proximidade da sua empresa

Quando você anuncia na web, por exemplo, muita gente vê o seu anúncio, mas nem todos vão comprar o que está vendendo. Já os meios alternativos, como um folder, revista, catálogo se bem distribuídos, chegam nas mãos certas, e esse provável cliente estará efetivamente disposto à fazer negócio.

Resumindo, todos os formatos de mídias são relevantes, uma não substitui a outra, atendendo a necessidade do resultado esperado, de acordo com objetivo do produto anunciado.


CURIOSIDADE

1 - Registros indicam que os primeiros anúncios com fins comerciais foram publicados em jornais da Inglaterra, em 1650 (Anúncio imobiliário).

2 - No Brasil, a Publicidade começou um pouco mais tarde. As primeiras propagandas apareceram nos jornais depois da segunda metade do século XIX, quando o País já era independente de Portugal.




Direitos Reservados

Guia Indicador - Dez Anos