História de Sucesso

.Foto pesquisa Google

De um simples projeto acadêmico, hoje reconhecida globalmente

A história de sucesso do Google começou em 1997, quando os fundadores Larry Page e Sergey Brin decidiram parar de usar o nome BackRub em um projeto acadêmico da faculdade. Em substituição, escolheram Google, uma singela brincadeira com o conceito matemático “googol”. Em seguida, registraram o domínio Google.com e conseguiram um investimento bastante gordo de 100 mil dólares.

Com primeiro escritório improvisado na Califórnia, a empresa se transformou na Google Technology Inc: era setembro de 1998. Logo, a imprensa já estava interessada em seus serviços e foi possível contratar o primeiro colaborador, Craig Silverstein.

Em 1999, o Google conseguiu aumentar sua força de trabalhou e precisou se mudar duas vezes de lugar. Seu destino final foi Palo Alto, na região do Vale do Silício. Em junho deste mesmo ano, a empresa divulgou um comunicado para a imprensa em que detalhava como havia assegurado cerca de 25 milhões de dólares somente em financiamentos.

No segundo semestre de 1999, quarenta funcionários já exerciam suas atividades nas dependências do Google. Foi preciso mais um novo escritório para abrigar a todos confortavelmente e mais uma mudança foi adotada. Inicialmente, o logotipo continha uma exclamação, mas nessa época a marca se tornou exatamente a que conhecemos hoje.

A história de sucesso do Google se firmou em 2000, Mais de um bilhão de páginas estavam indexadas em seu sistema de busca e o sistema se expandiu para atender a buscas em outros quinze idiomas. Neste momento, o Yahoo também decidiu tornar o Google seu provedor de pesquisa padrão. Na época, a notícia foi um estouro, pois o Yahoo até então dominava essa área.

Hoje, o cenário é bem diferente e o Yahoo precisou se juntar a Microsoft para combater o Google, que supera ambos em todos os âmbitos. Antes do fim de 2000, o Google também lançou sua plataforma Adwords e lançou sua primeira inovação. A ascensão foi meteórica e o Google atingiu números exorbitantes de acesso: praticamente 100 milhões de consultas diárias.

O Google comemorou seu aniversário de uma década de conquistas com o lançamento de seu próprio navegador, o Google Chrome. A interface minimalista logo chamou a atenção e inspirou a reestruturação de vários outros navegadores que até então estavam no mercado. O primeiro celular com Android também foi lançado aqui e firmou de vez o sistema operacional do Google perante outras marcas.

De lá para cá, o Google acumula projetos incríveis e cada vez mais atuais. Tecnologias recentes, como a inteligência artificial, já fazem parte de soluções como Google Lens e Google Assistente.

A empresa se estabeleceu como uma das melhores organizações para trabalhar em todo o mundo, saindo na frente de grandes nomes como Apple e Microsoft. O caminho até aqui não foi fácil, mas fica claro que o que está por trás da história de sucesso do Google é a inovação. De ano em ano, novidades jamais pararam de surgir, sempre em conformidade com as tendências e as necessidades do momento. E nada disso mudou até hoje.